O que é um Centro de Distribuição?
Os centros de distribuição são estruturas onde ficam armazenadas as mercadorias quando chegam das fábricas e antes de serem entregues ao destino final, ou seja, é uma unidade física estruturada para receber os produtos de uma empresa de forma centralizada.
Diante disso, os centros de distribuição são caracterizados como grandes diferenciais competitivos, com a finalidade de agregar valor por meio da disponibilidade imediata de produtos, com flexibilidade para atender as demandas e com agilidade.
Para o processo de desenvolvimento e implantação de um centro de distribuição, é necessário o planejamento de tarefas que devem ser executadas de maneira sistêmica, de modo que ao final o CD esteja apto a iniciar suas atividades, que estão destacadas a seguir:
Etapas de um Centro de Distribuição
- Recebimento de mercadorias: nesse momento iniciam as atividades do CD. É um processo base para os demais, visto que se trata do momento de conferência e agilidade para organização, sem que falte qualquer informação.
- Movimentação: além de organização e adequação dos processos, o cuidado em transporte interno é fundamental, mesmo que os grandes centros tenham espaços com grandes quantidades de cargas e máquinas em movimentação. Dessa maneira, um descuido pode prejudicar os produtos e causar acidentes de trabalho.
- Armazenamento: esse processo é dinâmico e precisa de grande visibilidade, visto que produtos possuem especificações técnicas para armazenar, bem como atuar com a estratégia de retirada PVPS (Primeiro que vence, primeiro que sai).
- Separação: etapa para identificar as solicitações e direcionar para cada destino, assim evita erros operacionais e atrasos nas entregas.
- Expedição: esse é o processo de levar os produtos ao destino final. É nesse momento que a equipe logística participa fortemente viabilizando as rotas e trajetos.
Quais os benefícios de um Centro de Distribuição?
Esse é um dos caminhos de sucesso para uma empresa. Com caráter estratégico, o CD possui diversos benefícios, destacando-se:
- Centralização de estoque
- Controle de processo
- Gestão de sazonalidade
- Atendimento de qualidade
- Redução de custos (melhores negociações)
O que não pode faltar para ter um Centro de Distribuição?
- Gestão de entregas
- Controle de qualidade
- Sistema de controle fiscal
- Controle de estoque
- Layout estratégico
- Indicadores de desempenho
- Segurança
O centro de distribuição é um agente diferencial na cadeia de suprimentos, deixando seu negócio na frente da concorrência. Uma pergunta que sua empresa deve fazer para saber se deve ou não seguir com esse investimento é: “Minhas demandas e volumes realmente necessitam de um CD?”