Fotografia e Comida: 7 dicas para a foto ideal

Cada vez mais as empresas vêm reforçando sua presença digital, como uma maneira de melhorar o relacionamento com os seus clientes, mostrando a sua diferença dentro do segmento e fortalecendo os laços de confiança.

Milhares de usuários estão presentes dentro da plataforma, ou seja, uma parte considerável dos seus clientes atuais e potenciais estão de olho no feed, em busca de conteúdos que os agradem.

A partir do Instagram, sua empresa se torna acessível para o consumidor e, através de várias ferramentas de análise, como o próprio Meta Business, conseguimos desvendar questões, como: quem é o seu público ativo, o conteúdo textual e artístico que os interessam e ferramentas criativas que os atraem.

Analisando essas informações, é possível programar e planejar conteúdos específicos para conquistar esse público que nos segue, incentivando-os a interagir, atraindo assim um maior engajamento para sua marca.

Qual a relevância das mídias sociais dentro de empresas de alimentação?

Para quem trabalha no setor de alimentação, a fotografia de comida é de extrema importância pois é através dela que os clientes checam o produto que é oferecido.

“O objetivo de tirar fotos é para que você não precise explicar as coisas com palavras”

– Elliott Erwitt

E a melhor maneira de apresentar os nossos produtos é através das mídias sociais, com elas conseguimos expor a nossa marca e o que oferecemos, alcançando as pessoas de uma maneira prática e muito mais rápida.

É através dos conteúdos que apresentamos que nutrimos a relação entre empresa e cliente, criando trocas agradáveis e possibilitando o contato com futuros clientes.

Mas qual o impacto de uma foto?

Analise a foto de um hambúrguer suculento, ou uma pizza enorme e quentinha, sentiu o cheiro? A boca encheu d’água?

Isso acontece porque nossos sentidos são capazes de instigar sensações. Nosso cérebro é estimulado e sai em busca do resgate de memórias, criando sensações e sentimentos ligados à imagem, nos influenciando com o que estamos vendo e nos fazendo sentir desejos. Por isso, uma boa foto é tão importante.

Por isso é importante se atentar no momento da produção da fotografia, lembrando sempre que o intuito da marca é instigar o público que acompanha as mídias sociais.

Confira algumas dicas para a produção de conteúdo nas mídias sociais:

Sabemos que mais do que uma boa foto, devemos nos atentar a assuntos que são relevantes para empresas de alimentação abordarem nas mídias sociais.

O importante é produzir uma foto bonita, mas os temas são o ponto chave para conseguir a atenção do nosso público.

Temas interessantes para abordar nas redes sociais:

  • Eventos
  • Novas receitas
  • Datas comemorativas
  • Receitas regionais
  • Coffee Breaks

O que não pode faltar para a produção de uma foto apetitosa?

  • Se atente com a montagem dos pratos e rampas de apresentação, uma boa disposição dos alimentos fará uma grande diferença no resultado final;
  • Abuse da luz natural, preste muita atenção com a iluminação, lembre-se de observar o sentido da luz para não criar sombra;
  • Busque o contraste das cores entre fundo e comida, evitando que tudo tenha as mesmas cores e tons;
  • Tente aproximar-se do assunto da foto, para destacar texturas e detalhes;
  • Ouse nos ângulos, busque explorar vários pontos de vista, brincando com diferentes composições;
  • A composição de uma foto é o toque final perfeito, procure complementar com pequenos detalhes como: talheres, pratos ou tigelas;
  • Caso a foto não saia perfeita, muitas ferramentas de edição podem ajudar, ajustando contraste, iluminação e vibração.

Esperamos que esse conteúdo te ajude a sair fora da caixinha na hora de produzir as suas fotos!

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