Segurança dos alimentos e Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)
A segurança dos alimentos está diretamente relacionada à possibilidade de sua contaminação física, química ou biológica, provocando o que chamamos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).
Todos os profissionais que trabalham com a manipulação e a produção de alimentos têm o dever de produzir e oferecer alimentos que não comprometam a saúde de quem os consome, ou seja, têm o dever de oferecer um alimento seguro do ponto de vista higiênico-sanitário.
Muitas das situações de risco acontecem por falta de conhecimentos principalmente dos que lidam diretamente com a manipulação de alimentos. Fica evidente assim, que a capacitação e a atualização das pessoas que lidam com os alimentos é de fundamental importância e também é uma exigência da Legislação Vigente.
Procedimentos adotados pela Nutrisaude
A Nutrisaude segue as legislações vigentes e procedimentos internos que visam a segurança dos alimentos. Nosso controle de qualidade começa na escolha dos fornecedores e continua em todos os processos do pré-preparo, preparo e distribuição dos alimentos. Abaixo listamos alguns dos nossos procedimentos:
- Avaliações no recebimento dos insumos: temperaturas de alimentos perecíveis são conferidas, assim como data de validade, lotes e rotulagem.
- Controle do armazenamento: para garantir a qualidade do alimento armazenado, diariamente as temperaturas dos equipamentos de refrigeração são aferidas. Produtos estocáveis têm suas datas de validade avaliadas semanalmente.
- Pré-preparo e preparo dos alimentos: diariamente, em todos os períodos, há um rigoroso controle das temperaturas de cocção e resfriamento dos alimentos.
- Avaliação sensorial: diariamente, antes de serem distribuídos, nossa equipe degusta todas as preparações para garantir qualidade.
- Distribuição dos alimentos: a qualidade do alimento produzido é garantida durante a distribuição. As temperaturas são aferidas no início e na metade do tempo de distribuição.
- Coleta de amostras: diariamente há coleta de amostras de todos os alimentos produzidos, armazenadas por 72h e depois descartadas.
- Rotinas de limpeza: diariamente, antes do início das atividades, a Gestora percorre toda a cozinha avaliando e aplicando um check list de “limpeza e organização”, corrigindo imediatamente qualquer não conformidade.
- Checklist de autoavaliação: mensalmente a Gestora realiza auditoria, registrando em um check list enviado para a Área da Qualidade.
- Treinamentos mensais: todas as unidades recebem um cronograma de treinamentos sobre Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos, com listas de presença. Meta: 2h de treinamento por mês.
- Auditorias: a Nutrisaude conta com um Auditor exclusivo que percorre todas as unidades avaliando processos. Ao final, a unidade recebe uma nota e não conformidades são tratadas via Plano de Ação enviado à Área da Qualidade.
Benefícios das práticas adotadas
Dessa forma, acreditamos que estamos contribuindo para:
- Aumento da segurança no preparo das refeições, visando redução dos surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs);
- Desenvolver conhecimento técnico e sensibilização para nossos profissionais;
- “Abrir os olhos” dos Colaboradores para situações de risco do dia a dia;
- Apresentar aos Colaboradores os principais itens relacionados às Boas Práticas de acordo com a Legislação vigente;
- Transmitir aos Colaboradores noções de liderança.
É fundamental ter um fornecedor de alimentação que se importa com a sua segurança e saúde e com a de seus profissionais. Aqui na Nutrisaude cuidamos disso de ponta a ponta!
Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar o conteúdo com alguém!