Alimento in natura
Segundo a nova classificação, são alimentos obtidos diretamente da natureza e que não sofreram nenhuma modificação na sua composição até seu consumo final.
Citamos como exemplo frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes.
Esses alimentos devem ser a base da nossa alimentação, pois são fontes de vitaminas e minerais, micronutrientes essenciais para o funcionamento adequado do metabolismo.
Alimento minimamente processado
São aqueles alimentos obtidos da natureza, porém que passaram por processos mínimos na indústria como limpeza, moagem, secagem, pasteurização e/ou remoção de partes.
Podem ser exemplos deste grupo alimentos como arroz, feijões, cogumelos, frutas secas e sucos de frutas sem adição de açúcares.
Esta categoria também deve fazer parte da nossa alimentação, pois seu consumo é importante, principalmente para fornecer energia para o nosso organismo.
Alimento processado
Os alimentos processados são aqueles que receberam a adição de substâncias para aumentar sua durabilidade e sabor. As principais substâncias adicionadas são: açúcar, sal, óleo e vinagre.
São exemplos deste grupo frutas em calda, pães, queijos, enlatados, carne seca e extrato de tomate.
Estes alimentos devem ser consumidos com moderação, pois como são ricos em sódio e açúcares, o consumo em excesso pode facilitar o aparecimento de doenças metabólicas como diabetes tipo 2 e hipertensão.
Alimento ultraprocessado
Conforme descrito pela nova classificação, o grupo de alimentos ultraprocessados são produtos alimentícios formulados pela indústria que passam por diversos processos, com a adição de diversas substâncias químicas (aditivos alimentares) como conservantes, corantes, espessantes, aromatizantes, realçadores de sabor. Por isso não são considerados comida de verdade, pois são pobres em nutrientes e ricos em substâncias prejudiciais à saúde.
Podemos trazer como exemplo deste grupo, alimentos como biscoitos recheados, lasanha congelada, macarrão instantâneo, refrigerantes, suco em pó, barrinha de cereal, embutidos e muitos outros produtos que possuem geralmente mais de 5 ingredientes na sua composição.
O consumo destes alimentos deve ser evitado, pois como são pobres nutricionalmente e ainda podem promover diversas doenças crônicas não transmissíveis, como agravos cardiovasculares e respiratórios, diabetes, câncer, além do excesso de peso e obesidade, por serem alimentos extremamente calóricos.