Milhares de usuários estão presentes dentro da plataforma, ou seja, uma parte considerável dos seus clientes atuais e potenciais estão de olho no feed, em busca de conteúdos que os agradem.
A partir do Instagram, sua empresa se torna acessível para o consumidor e, através de várias ferramentas de análise, como o próprio Meta Business, conseguimos desvendar questões, como: quem é o seu público ativo, o conteúdo textual e artístico que os interessam e ferramentas criativas que os atraem.
Analisando essas informações, é possível programar e planejar conteúdos específicos para conquistar esse público que nos segue, incentivando-os a interagir, atraindo assim um maior engajamento para sua marca.
Qual a relevância das mídias sociais dentro de empresas de alimentação?
Para quem trabalha no setor de alimentação, a fotografia de comida é de extrema importância pois é através dela que os clientes checam o produto que é oferecido.
“O objetivo de tirar fotos é para que você não precise explicar as coisas com palavras”
– Elliott Erwitt
E a melhor maneira de apresentar os nossos produtos é através das mídias sociais, com elas conseguimos expor a nossa marca e o que oferecemos, alcançando as pessoas de uma maneira prática e muito mais rápida.
É através dos conteúdos que apresentamos que nutrimos a relação entre empresa e cliente, criando trocas agradáveis e possibilitando o contato com futuros clientes.
Mas qual o impacto de uma foto?
Analise a foto de um hambúrguer suculento, ou uma pizza enorme e quentinha, sentiu o cheiro? A boca encheu d’água?
Isso acontece porque nossos sentidos são capazes de instigar sensações. Nosso cérebro é estimulado e sai em busca do resgate de memórias, criando sensações e sentimentos ligados à imagem, nos influenciando com o que estamos vendo e nos fazendo sentir desejos. Por isso, uma boa foto é tão importante.
Por isso é importante se atentar no momento da produção da fotografia, lembrando sempre que o intuito da marca é instigar o público que acompanha as mídias sociais.
Confira algumas dicas para a produção de conteúdo nas mídias sociais:
Sabemos que mais do que uma boa foto, devemos nos atentar a assuntos que são relevantes para empresas de alimentação abordarem nas mídias sociais.
O importante é produzir uma foto bonita, mas os temas são o ponto chave para conseguir a atenção do nosso público.
Temas interessantes para abordar nas redes sociais:
- Eventos
- Novas receitas
- Datas comemorativas
- Receitas regionais
- Coffee Breaks
O que não pode faltar para a produção de uma foto apetitosa?
- Se atente com a montagem dos pratos e rampas de apresentação, uma boa disposição dos alimentos fará uma grande diferença no resultado final;
- Abuse da luz natural, preste muita atenção com a iluminação, lembre-se de observar o sentido da luz para não criar sombra;
- Busque o contraste das cores entre fundo e comida, evitando que tudo tenha as mesmas cores e tons;
- Tente aproximar-se do assunto da foto, para destacar texturas e detalhes;
- Ouse nos ângulos, busque explorar vários pontos de vista, brincando com diferentes composições;
- A composição de uma foto é o toque final perfeito, procure complementar com pequenos detalhes como: talheres, pratos ou tigelas;
- Caso a foto não saia perfeita, muitas ferramentas de edição podem ajudar, ajustando contraste, iluminação e vibração.
Esperamos que esse conteúdo te ajude a sair fora da caixinha na hora de produzir as suas fotos!