Centro de Distribuição: conheça os 5 benefícios desse diferencial

Nos últimos anos, a logística vem recebendo destaque como um dos fatores de sucesso das empresas, sendo o centro de distribuição um grande facilitador desse avanço.

O que é um Centro de Distribuição?

Os centros de distribuição são estruturas onde ficam armazenadas as mercadorias quando chegam das fábricas e antes de serem entregues ao destino final, ou seja, é uma unidade física estruturada para receber os produtos de uma empresa de forma centralizada.

Diante disso, os centros de distribuição são caracterizados como grandes diferenciais competitivos, com a finalidade de agregar valor por meio da disponibilidade imediata de produtos, com flexibilidade para atender as demandas e com agilidade.

Para o processo de desenvolvimento e implantação de um centro de distribuição, é necessário o planejamento de tarefas que devem ser executadas de maneira sistêmica, de modo que ao final o CD esteja apto a iniciar suas atividades, que estão destacadas a seguir:

Etapas de um Centro de Distribuição

  1. Recebimento de mercadorias: nesse momento iniciam as atividades do CD. É um processo base para os demais, visto que se trata do momento de conferência e agilidade para organização, sem que falte qualquer informação.
  2. Movimentação: além de organização e adequação dos processos, o cuidado em transporte interno é fundamental, mesmo que os grandes centros tenham espaços com grandes quantidades de cargas e máquinas em movimentação. Dessa maneira, um descuido pode prejudicar os produtos e causar acidentes de trabalho.
  3. Armazenamento: esse processo é dinâmico e precisa de grande visibilidade, visto que produtos possuem especificações técnicas para armazenar, bem como atuar com a estratégia de retirada PVPS (Primeiro que vence, primeiro que sai).
  4. Separação: etapa para identificar as solicitações e direcionar para cada destino, assim evita erros operacionais e atrasos nas entregas.
  5. Expedição: esse é o processo de levar os produtos ao destino final. É nesse momento que a equipe logística participa fortemente viabilizando as rotas e trajetos.

Quais os benefícios de um Centro de Distribuição?

Esse é um dos caminhos de sucesso para uma empresa. Com caráter estratégico, o CD possui diversos benefícios, destacando-se:

  • Centralização de estoque
  • Controle de processo
  • Gestão de sazonalidade
  • Atendimento de qualidade
  • Redução de custos (melhores negociações)

O que não pode faltar para ter um Centro de Distribuição?

  • Gestão de entregas
  • Controle de qualidade
  • Sistema de controle fiscal
  • Controle de estoque
  • Layout estratégico
  • Indicadores de desempenho
  • Segurança

O centro de distribuição é um agente diferencial na cadeia de suprimentos, deixando seu negócio na frente da concorrência. Uma pergunta que sua empresa deve fazer para saber se deve ou não seguir com esse investimento é: “Minhas demandas e volumes realmente necessitam de um CD?”

Sumário

Seja um cliente!

Seja um fornecedor!